Curso Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Metodologia A distância (autoinstrucional)
Objetivo geral Discutir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os desafios para implementação da Agenda 2030.
Objetivos específicos Ao final do curso, o participante será capaz de:
  1. Conceituar desenvolvimento sustentável;
  2. Discutir o marco global e nacional do debate sobre a Agenda 2030;
  3. Estabelecer relações entre o desenvolvimento sustentável e a Agenda 2030;
  4. Debater os efeitos das desigualdades no atual sistema socioeconômico;
  5. Analisar as formas para a redução das desigualdades, com base nos ODS 1, 2, 4 e 5, a partir de parcerias e meios para a sua implementação;
  6. Identificar as ações realizadas no STJ com base no desenvolvimento da Meta 9 do Poder Judiciário;
  7. Reconhecer os ODS 3, 6, 9, 11 e 12;
  8. Discutir as características das cidades e comunidades sustentáveis;
  9. Discutir as novas tecnologias de produção e consumo;
  10. Discutir as diferentes formas de consumo responsável;
  11. Reconhecer os ODS 7, 13, 14 e 15;
  12. Identificar os tipos de energia limpa e acessível (ODS 7) e seus efeitos no meio ambiente;
  13. Relacionar sustentabilidade a energia limpa e acessível com base nos ODS 13, 14 e 15;
  14. Reconhecer os ODS 8, 10, 16 e 17;
  15. Apontar possíveis soluções para a concretização do ODS 16, tanto na comunidade local como no âmbito da realidade brasileira.
Público-alvo Cidadãos em geral.
Carga horária 24 horas/aula.
Conteúdo programático
  • Módulo I – Desenvolvimento Sustentável e os ODS 1, 2, 4 e 5.
  • Módulo II – A Meta 9 no STJ e os ODS 3, 6, 9 11 e 12.
  • Módulo III – Os ODS 7, 13, 14 e 15.
  • Módulo IV – Os ODS 8, 10, 16 e 17.
Apoio aos alunos

O curso não contará com o auxílio de tutores, portanto não será disponibilizado aos alunos um espaço para tirar suas dúvidas com relação ao conteúdo. A coordenação estará disponível apenas para resolver questões relativas ao acesso ao ambiente do curso e aos seus conteúdos e questionários.

Critérios para aprovação

Para ser aprovado no curso o aluno deverá obter, pelo menos, 70% de aproveitamento na nota dos questionários.

Créditos do curso

Desenvolvimento:
Curso desenvolvido em parceria entre o Centro de Formação e Gestão Judiciária (CEFOR), a Assessoria de Gestão Socioambiental do STJ (AGS) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma/ONU)

Coordenação Geral:
Ketlin Feitosa de Albuquerque Lima Scartezini (AGS/STJ)
Regina Cavini (Pnuma/ONU)

Coordenação Pedagógica:
Seção de Ensino a Distância e de Programas em Tecnologia da Informação (SEDIT)

Conteúdo:
Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti (Universidade de Brasília), com revisão de Regina Cavini e Tatiana Pierre Francisco (Pnuma/ONU) e Ketlin Feitosa de Albuquerque Lima Scartezini (AGS)

Desenho Instrucional:
Joel de Castro Mota (SEDIT/CEFOR/STJ)

Revisão de Textos:
Mari Lúcia Del Fiaco (STJ)

Desenho Gráfico:
Andrea Marques Solter de Azevedo (STJ)
banner do curso feito por Virgílio Carmacio Ataíde (SEDIT/CEFOR/STJ)

Realização:
Superior Tribunal de Justiça
Centro de Formação e Gestão Judiciária
Seção de Ensino a Distância e de Programas em Tecnologia da Informação

Apoio:
Cristiano de Sousa Nascimento (AGS/STJ)
Tatiana Pierre Francisco (Pnuma/ONU)

 

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