Responda rápido: você prefere ser uma metamorfose ambulante ou manter a sua velha opinião formada sobre tudo? Imortalizada pelo genial Raul Seixas, a reflexão é o cerne de um tema que vem se tornando fundamental na vida das empresas nos dias de hoje: a aprendizagem contínua.

Provavelmente você não quer ser visto como um “dinossauro”, “extinguindo-se” diante de um cenário de transformações que ocorrem em gigabytes. As mudanças frequentes no mundo dos negócios impõem uma nova dinâmica nas organizações e nos profissionais que fazem parte delas. Mais do que planejar, todos precisam ser flexíveis o suficiente para se adaptar às diversas alterações e reagir com eficiência na era digital.

Nesse sentido, a aprendizagem contínua tornou-se fator essencial para a sobrevivência das instituições. Se por um lado os profissionais precisam aprender mais rápido, por outro, as organizações devem proporcionar os estímulos necessários e viabilizar a alta performance de seus colaboradores.

Educação continuada, Educação Permanente, Aprendizagem Contínua, perene. Termos que falam por si e têm como foco a constante qualificação do indivíduo, seja no âmbito acadêmico, profissional ou pessoal.

As demandas da realidade globalizada e virtual na qual estamos imersos nos “forçam” a reinterpretar a realidade que nos cerca de forma constante, ou seja, assumimos o papel de aprendizes em todos os aspectos da vida. Consequentemente, a desgastada expressão nunca é tarde para aprender jamais fez tanto sentido como agora.

Não à toa o STJ adotou a Aprendizagem Contínua como um de seus valores institucionais. O objetivo da iniciativa é consolidar a cultura da aquisição de conhecimento na Casa, que passa, dessa forma, a agir como uma instituição educadora. Isto é: os profissionais devem aprimorar competências e o Tribunal deve apoiá-los nessa empreitada.

Empresas conectadas com o ritmo contemporâneo investem em programas de educação continuada, justamente para ajustar seus profissionais com as tendências do mercado. Pensando assim, o STJ disponibiliza aos servidores uma gama de oportunidades de aprendizagem contínua por meio de workshops, seminários, cursos on-line a distância (por meio do portal EaD), presenciais, palestras, cinedebates, grupos de leitura, visitas técnicas entre outros.

O Tribunal sabe que investir em uma cultura de aprendizagem contínua é uma das estratégias mais eficazes para reter e motivar talentos, pois o capital intelectual de uma instituição é a sua maior riqueza.

Ao promover um ambiente de constante aprendizado, o Tribunal da Cidadania vai ao encontro das demandas de seus colaboradores por qualidade de vida; espaço de trabalho colaborativo, oportunidade de crescimento e planejamento de carreira.

A aprendizagem contínua fomenta mentes mais abertas, questionadoras e baseadas na confiança mútua, capazes de construir, em conjunto, valores sólidos para a instituição. O resultado aparece em forma de inovação, motivação e engajamento de todos os envolvidos, tornando o STJ cada vez mais alinhado com a sua missão constitucional: oferecer à sociedade prestação jurisdicional efetiva, assegurando uniformidade à interpretação da legislação federal.

Texto: Luciana de Assunção (SEADI/STJ)
Responsável pelo projeto: Seção de Aprimoramento Gerencial e Cidadania (SAGEC/STJ)
Arte: Murilo Maia Carvalho/SEADI STJ (design gráfico/web)
Ícones: FreePik

Licença Creative Commons

Janelas do Conhecimento STJ da Seção de Educação a Distância (SEADI/STJ) está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.