Educação a Distância - Voltar ao topo

O que significa a sigla EaD?

EaD é a sigla para Educação a Distância.

O que é Educação a Distância?

A Educação a Distância, escrito sempre sem crase, é uma modalidade de ensino / aprendizagem que utiliza de forma integrada meios e ferramentas tecnológicas (computadores, smartphones, redes sociais, atividades interativas, jogos, entre outros) para possibilitar que alunos e professores desenvolvam suas respectivas atividades mesmo estando em lugares ou tempos diferentes. Isso permite que cada pessoa gerencie seu ritmo e horários de estudo.

Quais as vantagens da Educação a Distância?

A Educação a Distância apresenta diversas vantagens:

Existe aula ao vivo ou presencial em EaD?

Em educação a distância, quando ocorre um evento ao vivo, como uma videoconferência ou Hangout, por exemplo, é comum que um vídeo seja disponibilizado para quem não participou do evento poder assisti-lo. Entretanto, é bom sempre confirmar com quem oferece o curso se essa opção estará disponível.

Quanto a atividades presenciais, existem cursos híbridos, tanto com momentos em que o aluno estuda a distância quanto momentos em que tenha que participar de alguma atividade presencial. Se esse for o caso, o curso informará no ato da inscrição que ele segue esse formato. Procure a modalidade do curso no ato da inscrição.

Como funciona um curso a distância?

Cada curso é construído e preparado com atividades diferentes, pensadas para que você possa aprender o conteúdo da forma mais leve e clara possível, oferecendo principalmente a oportunidade de estudar de acordo com a sua disponibilidade de tempo e local.

A linguagem é leve e aproxima-se muito de um diálogo, e a chave para obter sucesso nessa modalidade de aprendizado é interessar-se e pesquisar além do que o próprio conteúdo cobra. Muitos cursos, ou mesmo turmas dentro de um curso, trazem materiais complementares que podem (e devem) ser baixados pelos alunos e são fontes riquíssimas de informação, podendo apresentar meios de expandir seus estudos muito além da matéria abordada.

Claro, os cursos têm algum tipo de prazo para que as tarefas sejam completadas, mas o estudo é bem mais flexível que um curso presencial.

Qual a legislação específica para EaD?

Decreto Nº. 5.622, de 19 de dezembro de 2005, regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB).
Decreto N.º 5.773, de 09 de maio de 2006, dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino.
Decreto N.º 6.303, de 12 de dezembro de 2007, altera dispositivos dos Decretos nos 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino.
Portaria nº 1, de 10 de janeiro de 2007.
Portaria nº 2 (revogada), de 10 de janeiro de 2007.
Portaria nº 40, de 13 de dezembro de 2007.
Portaria nº 10, de 02 julho de 2009.

No STJ

Instrução Normativa nº 15, de 22 de abril de 2015.

Portal EaD STJ - Voltar ao topo

Para quê serve um Portal de EaD?

Um portal de EaD é um site focado em produzir e oferecer materiais para ensino a distância. Podem ser cursos, apostilas, conteúdo aberto ou qualquer material voltado ao ensino através da modalidade EaD.

Vocês têm apenas cursos no seu Portal de EaD?

Nosso portal tem cursos e conteúdos abertos, ou “REA” (Recursos Educacionais Abertos), que podem ser acessados por qualquer pessoa e de qualquer lugar. Estamos sempre trabalhando para levar mais informações a todos os cidadãos e a quem fale a língua portuguesa.

Qual a diferença entre Portal e Site (sítio)?

A diferença está no foco, e não no tamanho. Um portal é um site 100% focado em um público-alvo específico, e todos os conteúdos criados num portal são especialmente pensados para esse público. No nosso caso, quem deseja aprender mais com relação ao STJ e a áreas que estejam diretamente ligadas à nossa atividade junto ao judiciário e a integração do Tribunal com o cidadão.

Como vocês produzem os materiais e cursos que oferecem?

Todos os nossos materiais oferecidos ao público externo são produzidos por servidores do Tribunal e visam melhorar a relação de quem precisa do STJ e a Corte, facilitando não apenas o acesso à justiça e a boa comunicação com a sociedade como promovendo uma maior rapidez nos processos, uma vez que os advogados que fazem nossos cursos dentro da área de direito terão maior facilidade em realizar seu trabalho junto a esta Corte.

Para os servidores, oferecemos também cursos desenvolvidos por outros órgãos, compartilhados conosco através de acordos de cooperação ou cedidos sob demanda. É cada vez mais raro oferecermos cursos desenvolvidos fora da administração pública.

Vocês utilizam “flash” em seus cursos?

A tecnologia Flash tem sido cada vez menos utilizada, e em nossos novos cursos a evitamos. Hoje em dia, usa-se HTML e CSS, que é a mesma tecnologia com a qual são construídas as páginas de Internet que acessamos, só utilizando seus recursos avançados. Isso, além de substituir o flash, as deixa compatíveis com todos os aparelhos e inclusive mais rápidas. Nem todo aparelho hoje em dia é compatível com Flash.

O que são cookies?

Cookies são arquivos usados na internet e que armazenam o que o usuário está visualizando na rede. Em certos sites, e isso inclui nossa plataforma de EaD, eles são necessários para que ele se ‘lembre’ que você fez o seu login.

Por que preciso colocar minha foto no meu perfil?

Na Educação a Distância, a personalização do aprendizado é um importante meio de poder levar o conhecimento e atender dúvidas.

Como faço meu cadastro no Portal?

Público Externo

Para obter cadastro e nosso Portal de EaD você precisa possuir um CPF e ter sido selecionado para entrar numa turma de curso através do nosso processo de inscrição online.

Somente são gerados perfis em nossa plataforma para alunos que efetivamente farão parte das turmas, e caso você seja colocado em lista de espera, um perfil somente será criado caso você seja contemplado com uma vaga de segunda chamada.

Verifique o Cronograma de Cursos Para o Público Externo em nosso portal para maiores informações.

Servidores

Caso seja servidor do STJ ou esteja cedido para este Tribunal e ainda não possua cadastro, entre em contato com a SEADI através do e-mail ead@stj.jus.br utilizando o seu e-mail funcional para que possamos criar o cadastro e contatá-lo. Verifique nosso Cronograma de Cursos Para Servidores do STJ e acompanhe as notícias na Intranet e via e-mail para saber quais cursos estarão disponíveis e quando serão as inscrições.

Inscrições - Voltar ao topo

Como inscrever-se em nossos cursos de EaD

Para participar de nossos cursos, a inscrição é feita pelo link http://www.stj.jus.br/webstj/RH/ead_inscricao_externo/. Consulte nosso cronograma de cursos. Existem calendários separados para eventos que serão disponibilizados para os servidores e para o público externo:

Eu não moro em Brasília. Posso inscrever-me em um curso mesmo assim?

Pode, através do Programa Conexão Cidadã, que disponibiliza cursos abertos a todos os cidadãos.

Quanto custa para participar dos cursos?

Nossos cursos são gratuitos para o público externo. No caso dos servidores há norma interna do Tribunal que regulamenta a participação em cursos em geral.

Consegui finalizar minha pré-inscrição e entrei na fila de espera. O que devo fazer agora?

Para cursos voltados ao público externo, a fila de espera funciona da seguinte forma: o aluno tem uma semana para acessar o conteúdo do curso. Caso não o faça, é desligado e outro aluno é chamado da lista de espera para ter a oportunidade de estudar. Isso não afeta as possibilidades de estudo de quem chega.

Quantos cursos posso fazer ao mesmo tempo?

Não existe limite. Cada curso tem um processo seletivo diferente e, no caso dos servidores, é preciso lembrar da necessidade de sempre obter a provação da chefia imediata ao inscrever-se para que sua participação seja aprovada em tempo hábil através da Intranet.

Não recebi meu e-mail depois de me inscrever. O que houve?

Ao preencher a o formulário de inscrição para um curso externo você realiza uma pré-incrição no curso. Ao final do processo de seleção os candidatos são divididos por turma de acordo com o horário de inscrição, excluídos dessa lista os servidores do STJ, que não podem fazer os cursos do Conexão Cidadã por terem cursos semelhantes e voltados à sua realidade de trabalho.

O contato com os dados de acesso, entretanto, ocorre apenas alguns dias antes do curso iniciar. Esse e-mail é enviado próximo ao início do curso, então não esqueça de colocar o endereço ead@stj.jus.br na sua lista de e-mails seguros, caso utilize anti-spam, ou não poderemos contatá-lo.

O que acontece se eu abandonar o curso?

Por enquanto não há nenhuma sanção para o público externo por abandonar o curso. Para servidores, existem sanções previstas em norma interna.

Posso fazer o curso no lugar de outra pessoa?

Não. Fazer um curso no lugar de outra pessoa é crime de falsidade ideológica.

É preciso entrar todos os dias no curso?

Não. Na Educação a Distância você faz seu ritmo de estudo. Planejamos nossos cursos para que uma pessoa estude uma média de uma hora a uma hora e meia por dia, mas é bastante provável que a maioria dos alunos consigam realizar seus estudos mais rápido que o previsto.

Quais os critérios de aprovação no curso?

É preciso obter 70% da nota máxima nas atividades avaliativas para que você obtenha aprovação em nossos cursos.

Cursos - Voltar ao topo

O curso a distância é mais fácil que o presencial?

Não necessariamente. A dificuldade de um curso depende do objetivo e do público-alvo para o qual ele é desenvolvido. Antes era comum encontrarmos cursos EaD como uma alternativa mais simples aos presenciais. Entretanto, e principalmente com contribuição das tecnologias hoje disponíveis, isso tem mudado. No STJ, os cursos que oferecemos são pensados para oferecer aos alunos conteúdo com a maior qualidade e eficiência possíveis, podendo inclusive ser bem mais difíceis que um curso presencial.

Qual a diferença entre um curso autoinstrucional e um curso com tutoria?

Num curso autoinstrucional não existe interação entre aluno e professor. O conteúdo é desenvolvido para que o aluno passe por toda a experiência de aprendizado com todo o apoio necessário à realização das tarefas e ao conhecimento a ser transmitido provido de forma automática. Apenas dúvidas técnicas, relativas à plataforma, são atendidas pela coordenação.

Cursos com tutoria podem ser reativos ou não. A tutoria reativa a princípio se parece com o curso autoinstrucional, mas existe um tutor que está ali para tirar dúvidas e, dependendo do curso, sugerir inclusive material de apoio. A tutoria ativa é feita com o tutor participativo e responsável por conduzir a turma, além de postar materiais de apoio sempre que possível.

Em qualquer um dos casos os cursos são pensados para que o aluno seja, inclusive, parte integrante do processo de aprendizado, então quanto mais você se esforçar e buscar expandir o conhecimento apresentado, mais proveitoso será o curso.

Quais os materiais que preciso para fazer um curso em EaD?

Você precisa de um computador, tablet ou celular com conexão de Internet de banda larga, fixa ou móvel, para acessar os cursos.

Qual a idade mínima para fazer cursos no STJ?

No momento, não há nenhuma triagem por idade. Desde que você preencha os requisitos mínimos para acompanhar o curso, pode se inscrever.

Preciso estar conectado à Internet para estudar?

Não necessariamente. Alguns cursos permitem que você baixe o material de estudo, mas em você provavelmente terá que acessar o site para realizar algumas etapas do curso, como avaliações e participar de fóruns, por exemplo.

Posso estudar do celular ou tablet?

Para utilizar nossos cursos, pode. Nosso site permite que você estude com esses aparelhos, mas você precisa verificar se outros portais de EaD também são responsivos.

Posso acompanhar meu progresso no curso?

Sempre poderá. Vários de nossos cursos já têm barra de progressão e pela página do curso é possível verificar quais tarefas estão completas.

Qual a duração dos cursos?

Cada curso tem uma duração diferente. Para maiores detalhes, leia as informações no ato da inscrição e a Ficha Técnica do curso.

É possível rever aulas anteriores?

Sim. Enquanto um curso estiver com acesso aberto você poderá rever o material, mas preste atenção, pois algum tempo após o termino do curso, o acesso será bloqueado.

Posso compartilhar o material dos cursos e do conteúdo aberto?

Nesse caso existem duas situações.

Cursos
É proibida a reprodução total ou parcial do material de nossos cursos para fins comerciais. Em qualquer outro caso, é obrigatória a referência de fonte (nome do curso e nome do tribunal), bem como da autoria (conteudistas).

Conteúdo Aberto
Nosso conteúdo aberto utiliza a licença Creative Commons, que permite o seu compartilhamento e uso de acordo com as seguintes regras:

Direitos

O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.

Termos

Avisos

O certificado dos cursos é válido na minha escola / empresa?

Você precisa se informar na instituição pois a política de aceitação desses certificados varia de instituição para instituição.

Apoio - Voltar ao topo

Que tipo de apoio receberei no curso?

Nossa equipe estará sempre à sua disposição para atendimento através do tópico “Fale com a Coordenação” ou via e-mail pelo endereço ead@stj.jus.br. Além disso, em cursos onde houver tutoria, você terá apoio de um ou mais profissionais, seja para responder às suas dúvidas (tutoria reativa) ou para fomentar discussões e ampliar o entendimento do conteúdo do curso (tutoria ativa).

Como entro em contato com vocês?

Para entrar com nossa equipe, envie-nos um e-mail através do endereço ead@stj.jus.br detalhando a sua dúvida ou pedido.

Como faço para ser conteudista, desenhista, tutor, revisor, etc.?

Atualmente as vagas são destinadas apenas a servidores do STJ. Existe uma seleção interna, divulgada por e-mail e pela intranet que se você for servidor do STJ poderá acompanhar. também é possível acessar essa seleção interna através do banner na página inicial de nosso Portal de EaD.

Perdi o prazo de um trabalho ou atividade para nota. Posso receber prazo extra?

Existem duas situações. Para o público externo não existe possibilidade de prazo extra pois a tutoria do curso é voluntária e reativa, ou seja, a pessoa que cuida da turma está ali apenas para responder às dúvidas dos alunos e não podemos cobrar que o prazo seja estendido. Para o público interno, essa possibilidade existe mas fica a critério de quem esteja atuando como tutor da turma.

Vocês utilizam chat online para auxiliar os alunos?

O chat online é um recurso excelente e possível de ser disponibilizado, mas infelizmente ainda não está implementado em nosso Portal de EaD devido à falta de pessoal para a tarefa.

Como controlam a minha frequência?

Embora nossa plataforma informe quando você acessou cada atividade e o horário em que isso ocorreu, cursos a distância não utilizam critério de presença, exceto para definir a segunda chamada, quando os alunos que nunca acessaram o conteúdo são removidos das turmas para que possamos atender o maior número de pessoas possível.

Quanto tempo demora até eu seja automaticamente “deslogado” do site?

No STJ o tempo máximo de espera entre uma comunicação e outra entre o seu aparelho e os nossos servidores é de duas horas. Esse tempo varia de instituição para instituição e o termo técnico para esse tempo é timeout.

Como faço para receber meu certificado?

Ao final do curso, depois de preencher todas as etapas de estudo, preencha a avaliação de reação para ter acesso ao seu certificado.

A sua opinião sobre nossos cursos é o que nos norteia para que possamos melhorá-los e atendê-lo melhor.