A Seção de Aprimoramento das Competências Jurídicas (SAJUR) é a unidade responsável pelo desenvolvimento de competências para servidores da área fim do Superior Tribunal de Justiça. Na consecução dessa atribuição, executa consultoria junto às áreas ligadas à prestação jurisdicional, e realiza diagnósticos buscando soluções para o aprimoramento contínuo do corpo funcional.
Como atividade prevalecente para impulsionar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, no escopo de atuação da SAJUR, destaca-se a oferta de capacitações.
Há duas principais formas de assistir a essa função, são elas: oferta de ações internas, por meio das quais desenha-se uma solução educacional de acordo com a necessidade específica das unidades atendidas, com o fim de reduzir e resolver as lacunas de competências identificadas; e ações externas, por meio das quais as próprias unidades interessadas solicitam ao Tribunal o custeio de capacitações existentes no mercado.
Além disso, a Seção também realiza eventos de grande porte (palestras, seminários, simpósios, mesas redondas) sobre temas jurídicos, tanto para o público interno quanto para o público externo, com objetivo de promover debates e fomentar a divulgação de informações relevantes à instituição e à sociedade. Afinal somos o Tribunal da cidadania.
A partir de 2019, esta Escola Jurídica se lançou no desafio de formar profissionais com perfis multidisciplinares, que conjuguem direito, gestão, tecnologia e inovação, a fim de contribuir para a composição de um corpo técnico apto a transformar o STJ em uma organização verdadeiramente digital.
Além disso, a SAJUR investe em estudos sistemáticos visando a adoção de abordagens que consideram a aprendizagem de adulto no ambiente de trabalho e promovam resultados significativos para os servidores e o STJ. Desse forma, oficinas temáticas, sala de aula investida, ações híbridas, grupo de estudos, seminários participativos, grupos de leitura, visitas técnicas, são exemplos do cuidado empático e atento as demandas do público que é atendido pela unidade.
Promove capacitações que aprofundam temas específicos nos diversos ramos do Direito para atender ao desenvolvimentos ou à atualização de competências organizacionais para área fim.
Promove capacitações, frente ao advento do Código de Processo Civil de 2015, que subsidiam a formação de um conjunto de conhecimentos e a atualização de práticas processuais que foram impactadas, alterados ou inovadas pela mudança na legislação.
Promove capacitações cujo objetivo é o desenvolvimento e o aprimoramento contínuo de habilidade técnicas para assessoramento jurídico em Gabinetes de Ministros.
Promove capacitações para preparar, integrar e mobilizar conhecimentos internos que favoreçam à inovação e ao ajustamento funcional decorrente dos avanços que a revolução tecnologia e da informação promovem e promoverão no trabalho jurídico, levando o STJ a atuar como agente propositivo e protagonista dessas mudanças e levando o STJ a ser uma instituição cada vez mais digital.